Muitas mães e pais atentos já estavam preocupados com isso, e a ciência veio confirmar: não é bom que crianças comam açúcar antes dos 6 meses de idade!

Foram pesquisadores da Faculdade de Odontologia (FaO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), liderados pelo professor Paulo Martins, que atestaram que a introdução do açúcar na alimentação de bebês está associada à maior presença de cáries.

De acordo com o professor, a pesquisa foi desenvolvida em virtude do aumento de casos de cárie em crianças na Clínica do Bebê da Universidade.

Como foi feita a pesquisa?

Foi realizado um estudo com uma amostra de 50 pais e filhos, 25 meninas e 25 meninos, entre 6 meses e dois anos de idade.

Os responsáveis responderam a um questionário com vários dados sobre seu estilo de vida, onde moram e como é a inserção de determinados alimentos na dieta das crianças.

A presença de cárie dentária foi coletada a partir dos registros médicos dos pacientes, que foram submetidos a exames na Universidade.

Então os pesquisadores identificaram que quem tinha mais açúcar na alimentação também tinha mais chances de desenvolver cáries.

Conheça também o guia disponível gratuitamente no site da Faculdade de Odontologia:
Guia de Orientações Odontológicas para Bebês.

A TV UFMG produziu uma reportagem muito bacana sobre a pesquisa, confira:

Para saber mais:

O Ministério da Saúde recomenda que a sacarose somente seja introduzida na alimentação de crianças após os 2 anos de idade.

Com informações da Assessoria de Comunicação da UFMG.