Pode ser preto, marrom, loiro, ruivo, branco e, até, azul. Curto ou longo, não importa. Se é liso, crespo ou enroladinho muito menos.

O cabelo é um dos pêlos (sim, ele um pêlo) mais bem cuidado, e falado, do corpo humano. Uma vez que contribui para a formação das características pessoais e da identidade de cada um.

Mas biologicamente falando, você sabe por que temos cabelo? Ao contrário do que se possa pensar o seu trabalho vai muito além de uma questão estética. Ou seja, não é apenas para deixar as pessoas bonitonas.

Na verdade o cabelo protege uma área muito importante do corpo, a cabeça. Ou seja, onde fica o cérebro.

Mas proteger de que? Dos raios solares, já que funciona como uma barreira física.

cabelos crespos e cacheados

Imagem meramente ilustrativa. Foto: Pixabay

Além do calor, o cabelo protege do frio. Já que atua como isolante térmico, criando uma camada de ar logo acima do couro cabeludo diminuindo a perda de calor dessa área para o ambiente.

Evoluiu

E de onde ele veio? O cabelo veio de um processo evolutivo.

Acontece que há muito tempo atrás, os primeiros seres humanos tinham que caçar o seu alimento e ficavam vários dias expostos ao sol. Dessa forma, o cabelo era extremamente importante para proteger suas cabeças.

Atualmente, existem chapéus, bonés, toucas, sombrinhas, protetores solares, entre outras coisas que também protegem do frio ou do sol. O que ajuda na proteção das pessoas que não têm cabelo, os famosos carecas.