Aviadora, bióloga, filósofa, geóloga, historiadora, médica, oceanógrafa, veterinária, zoóloga. Tantas belas profissões, tantas mulheres exemplares.

O livro ABC Delas conecta o abecedário com uma profissão e uma mulher que a exerceu. O livro é do selo Cia das Letrinhas. Foi escrito e ilustrado por Janaina Tokitaka, roteirista de televisão e autora de quarenta obras voltadas para o público infantil e juvenil.

Essas heroínas do dia a dia contribuíram para que as mulheres de hoje pudessem trabalhar em diferentes áreas, mesmo em profissões que um dia foram consideradas “masculinas”.

Cada história biográfica é apresentada na forma de um pequeno conto muito bem-humorado acompanhado de lindas ilustrações que homenageiam as mulheres retratadas.

Anésia Pinheiro Machado, a Aviadora, abre o livro, no qual registra-se uma mini-biografia e histórias para exemplificar a vida de cada uma das profissionais citadas.

Anésia Pinheiro Machado. Fonte: Cia das Letrinhas

Anésia Pinheiro Machado. Fonte: Cia das Letrinhas

História de Anésia Pinheiro Machado

Outro exemplo é a bióloga britânica Margaret Foutaine. Ela viveu na Inglaterra vitoriana e foi a primeira mulher a estudar borboletas. Foi também uma talentosa ilustradora científica.

Margarete Fountaine. Fonte: Cia das Letrinhas

Margarete Fountaine. Fonte: Cia das Letrinhas

Cada uma das mulheres citadas enfrentou de maneiras diferentes as expectativas sociais em relação ao seu papel feminino. 

Este é um abecedário de profissões muito diferente, que valoriza as pioneiras, ajuda a mostrar a força das mulheres em todos os campos profissionais.

E você? Quer ser o quê? Qual destas profissões e mulheres mais lhe inspira?

A autora

A escritora e ilustradora paulista Janaina Tokitaka é formada em Artes Plásticas pela ECA-USP.

Em 2005, começou sua carreira de ilustradora colaborando para a Folhinha, suplemento do jornal Folha de S. Paulo e, no mesmo ano, ilustrou seu primeiro livro infantil.

Em seu currículo, já acumula ilustrações feitas para dezenas de livros de terceiros, além de diversos títulos escritos e também ilustrados por ela mesma, sempre para o público infanto-juvenil.