Um grupo de alunos do Departamento de Ciências da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (DDC / UFMG) venceu a competição Hackathon Nasa Space Apps Challenge, realizada de 18 a 20 de outubro.

No desafio Mostre os Dados, os competidores deveriam desenvolver uma ferramenta web interativa para que  usuários pudessem explorar dados disponibilizados pela empresa norte-americana.

A equipe vencedora – goto.lua – reuniu três alunos de Ciência da Computação da UFMG: Alexandre Alphonsos, Bruno Conde Kind, e Jerônimo Nunes.

A ferramenta desenvolvida por eles consiste em expor informações de satélite sobre condições atmosféricas e climáticas da terra, por meio de gráficos e estatísticas.

A plataforma funciona basicamente como uma interface minimalista, em que o usuário escolhe um conjunto de fatores, entre 70 opções, como temperatura, clima, queimadas, ventos. A navegação busca os dados mais recentes até o primeiro registro.

A base de dados da NASA utilizada pelos estudantes para montar o protótipo

Prêmio é viagem para os Estados Unidos

Segundo Alexandre Alphonsos, a competição foi de grande valia para todos:

“Confesso que participamos sem muitas expectativas de vencer. Focamos em algo que temos bastante domínio e procuramos desenvolver um instrumento de análise simples, mas eficiente. Foi uma surpresa quando saiu o resultado, ficamos extremamente felizes. Agora, vamos fazer alguns ajustes e levar nosso projeto para uma disputa global”, destaca.

Os alunos da UFMG venceram a primeira fase da competição, realizada localmente e que aconteceu, de maneira simultânea, em mais de 200 cidades espalhadas pelo mundo.

Na próxima etapa, as disputas serão globais, quando as melhores ideias competirão entre si.

O prêmio para as duas melhores equipes globais escolhidas pelo escritório central da NASA será uma visita ao Nasa Kennedy Space Center, na Flórida.

Ver essa foto no Instagram

 

See you soon! 🌅 #JoinTheJourney #KennedySpaceCenter 🚀

Uma publicação compartilhada por Kennedy Space Center VC (@kennedyspacecenter) em

Com informações da Assessoria de Comunicação da UFMG.