Você já ouviu falar em Chico Mendes? Não! Então deixa comigo que eu lhe explico. Chico Mendes foi, entre tantas coisas, um ativista político e ambientalista brasileiro. Lá na década de 70, ele passou a lutar pela nossa Amazônia e pelo povo que habitava naquela região.

Chico Mendes foi ambientalista e ativista político (Miranda Smith, Miranda Productions, Inc/Wikicommons)

Pela sua importância na história do Brasil, Chico Mendes já teve sua vida relatada em diversos livros. Agora, é a vez dele assumir a figura de uma criança em uma história cheia de ação.

Isso porque o professor Gustavo Cepolini, do curso de Geografia da Unimontes, escolheu a história do ambientalista para protagonizar seu livro infanto-juvenil chamado “Ecos dos Povos da Floresta”. O livro que conta com ilustrações do artista de Montes Claros, Jão das Artes, será lançado nas próximas semanas.

Publicações seriadas

A publicação é a segunda de uma série de cinco títulos que serão lançados durante um ano. O primeiro foi lançado no ano passado e recebeu o nome de “Regalos para Cacá”, por contar  a história de Catarina, de 4 anos, filha do escritor.

A extinção de animas silvestres, a preservação das nascentes de rios, a importância da reciclagem e os Direitos Humanos serão os temas das próximas publicações.

Além de escritor, Gustavo Cepolini é mestre e doutor em Geografia Humana. Ele também é coordenador do curso de Geografia/Bacharelado e pesquisador da área de Geografia Agrária, do mestrado em Geografia/Unimontes.