Mas o que é aquacultura?

Aquacultura ou aquicultura é a produção de organismos aquáticos, como peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios, répteis e plantas aquáticas para uso do homem.

É diferente de pescar. A pesca faz a retirada de recursos pesqueiros do ambiente natural. Já a aquacultura, é o cultivo de organismos aquáticos em um espaço confinado e controlado.

Dentre as possibilidades de atuação do aquacultor, podemos citar:

  • Piscicultura: criação de peixes
  • Ostreicultura: criação de ostras
  • Ranicultura: criação de rãs
  • Mitilicultura: criação de mexilhões
  • Carcinicultura: criação de camarões
  • Cultivo de peixes ornamentais

Esta é uma profissão em crescimento, porque além das pessoas estarem comendo mais peixes no país, temos uma grande extensão litorânea , uma malha hidrográfica igualmente importante,com potencial para o cultivo de animais aquáticos.

Especialistas afirmam que faltam profissionais com qualificação para a construção e administração de fazendas aquícolas, capazes de diminui os custos de produção e reduzir os impactos ambientais.

O consumo de peixes no Brasil tem aumentado muito. No ano passado, a produção brasileira atingiu 722.000 toneladas segundo o Anuário Brasileiro da Piscicultura 2019, da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). É muito peixe!

A tilápia é um dos carros-chefes dos peixes de cultivo no Brasil. O Paraná lidera o ranking nacional, seguido por São Paulo  e Santa Catarina.

Foto: divulgação

QUER SABER MAIS?

Ficou curioso? Quer saber mais? Convide professores e alunos do curso da UFMG para fazerem uma visita à sua escola. O projeto de extensão  “Fortalecendo a parceria universidade-escola: visibilidade e divulgação do curso de graduação em Aquacultura” tem como objetivo é levar o conhecimento do curso de graduação em aquacultura da UFMG aos alunos de escolas públicas que estão pensando na escolha de uma profissão.

O projeto é coordenado pela professora Gisele Cristina Favero do Laboratório de Aquacultura (LAQUA). Segundo ela

“Precisamos levar informações sobre o conceito de aquacultura, sua história e  seus avanços, para, em seguida, realizarmos a divulgação do nosso curso de graduação e a sua importância”.

O projeto é dividido em três etapas:

  • 1ª etapa é entrar em contato com diretores e coordenadores das escolas de ensino médio através de telefone, e-mail ou também em forma presencial para explicar a proposta de trabalho e pedir o envio de uma carta de anuência caso a instituição queira participar do projeto.
  • 2ª etapa são as visitas às escolas e a divulgação do curso de aquacultura por meio de palestras para os alunos e professores.
  • 3ª etapa uma visita dos alunos ao Laboratório de Aquacultura (LAQUA) da Escola de Veterinária da UFMG, onde será apresentado os setores responsáveis pelo ensino e pesquisa em produção de organismos aquáticos e as estruturas anexas, os equipamentos e as espécies de animais utilizadas tanto para pesquisa com para ensino nos cursos de graduação e de pós-graduação.

Laboratório de Aquacultura (Laqua)

Telefone: (31) 3409-2190
(31) 3409-2217