Verdinha, bem redondinha, carnuda por fora e bem durinha por dentro. Colhida no pé, essa é a azeitona que chega nas casas, embrulhada em vidros repletos de água salgada, para ir direto para uma macarronada bem gostosa ou para o recheio de uma empada apetitosa.

Mas será que essa ‘bolinha’ suculenta é usada apenas para completar pratos deliciosos? Claro que não! A azeitona também pode virar produto de higiene pessoal.

Você nunca imaginou tomar banho com um sabonete feito de azeitonas? Pois saiba que isso é possível, graças a uma pesquisa desenvolvida no município de Maria da Fé (Serra da Mantiqueira), Minas Gerais.

Pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), desenvolveram uma técnica para a produção do azeite. 

Até aí tudo bem. Mas acontece que esse processo possibilitou que empresas utilizassem o produto (o azeite) e o resíduo da extração (os restos que sobram da azeitona após a fabricação do azeite) para produzir sabonete natural.

Também há a opção do sabonete esfoliante, feito com o resíduo, azeite de oliva e pedaços triturados do caroço da azeitona. “O que proporciona o efeito esfoliante”, explica o pesquisador em olivicultura e fruticultura de clima temperado da Epamig, Luiz Fernando de Oliveira da Silva.

sabonete de azeitona

Imagem meramente ilustrativa. Foto: Pixabay.

Segundo Luiz Silva, a prática do uso do azeite de oliva na produção de produtos cosméticos não é nova.

“O azeite de oliva tem uma substância que traz benefícios à pele e combate os efeitos oxidativos causados pelos radicais livres”, informa o pesquisador.

Bom pra pele e pro bolso

Além de hidratantes, os sabonetes também representam importante fonte de renda para a região. Como?

Acontece que há na cidade duas lojas que comercializam o produto. “Como efeito disto podemos citar a geração de empregos e renda, além de ser um atrativo para turistas e novos produtos tecnológicos”, explica.

Informações do site FAPEMIG (atualizada 07/10/2019).