Que tal celebrar o Dia Nacional do Surdo assistindo a um desenho animado em libras?
Na próxima quinta, 26 de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Surdo e o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal exibe a animação “Min e as mãozinhas”.
Este é o primeiro desenho animado em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, desenvolvido pelo diretor e animador Paulo Henrique Rodrigues,
A animação foi pensada para transpor algumas das barreiras de acessibilidade enfrentadas pelos quase 10 milhões de brasileiros com deficiência auditiva. Segundo o animador e criador do projeto, Paulo Henrique Rodrigues, além de permitir a inclusão, a animação pretende ensinar as crianças ouvintes a se comunicar em Libras.
Clique aqui e leia na Minas Faz Ciência Infantil sobre as duas línguas do Brasil!
A animação foi pensada para transpor algumas das barreiras de acessibilidade enfrentadas pelos quase 10 milhões de brasileiros com deficiência auditiva.
Segundo o animador e criador do projeto, Paulo Henrique, além de permitir a inclusão, a animação pretende ensinar as crianças ouvintes a se comunicar em Libras.
“Min e as Mãozinhas” será exibido durante a tarde da quinta-feira, 26/09, de 14h às 18h, para público surdo e ouvinte, com direito a pipoca na Praça de Convivência do Museu, em uma tarde de integração.
A entrada é gratuita!

Símbolo que representa a Libras.
Sobre a animação
A partir das 19h, Paulo Rodrigues vai bater um papo com o público sobre a criação do primeiro desenho animado em Libras e a importância do entretenimento inclusivo.
A ideia do bate-papo é apresentar os passos e as dificuldades para criação do desenho animado, refletir e conversar sobre a importância do entretenimento pensado para o público surdo, a inclusão social e o trabalho da indústria audiovisual atual nesse segmento.
Paulo Henrique Rodrigues já participou da produção de desenhos nacionais e internacionais, como Sítio do Pica Pau Amarelo, Turma da Mônica e Show da Luna.
Curiosidade
O dia 26 de setembro foi instituído como o dia do surdo por ser a data de inauguração do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdo) em 1857, no Rio de Janeiro , que foi a primeira escola para surdos do Brasil.
Leia também:
Com informações da Assessoria de Comunicação do MMGerdau.
Nenhum comentário