Você provavelmente já deve ter ouvido falar que existem por aí seres tão, mas tão pequenos, que só podem ser vistos por meio de um microscópio, certo? Mas quem são esses seres? Como eles impactam nas nossas vidas? Porque eles existem? Essas e outras questões são respondidas no canal Incrível Invisível, fruto do projeto “Jardim Botânico vai à escola“.

Trata-se um projeto de extensão realizado no Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (MHNJB- UFMG). Há anos, por meio do projeto, o Museu faz parcerias com escolas de educação básica e cede o espaço para que ele se transforme em uma sala de aula alternativa. Em 2018, a microbiologia passou a ser um dos temas do projeto. A ideia era abordar o assunto com crianças do 4º ao 6º ano.

No projeto, as crianças são coordenadas pela bióloga Alessandra Abrão Resende. Em aulas práticas, elas aprendem o conteúdo e depois  transmitem o que aprenderam, atuando como monitores nas aulas da Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo.

Com o tempo, os alunos e coordenadores decidiram expandir ainda mais o diálogo sobre o tema. E, assim, foi criado o canal no no YouTube chamado “Incrível Invísivel”.

Por meio dele, os pequenos cientistas se comunicam com outras crianças e procuram desvendar mistérios e apresentar curiosidades sobre a microbiologia.

Em cada vídeo, eles buscam responder questões como: quem são os microrganismos? Qual é a importância dos microrganismos na natureza e na vida do ser humano? Eles só causam doenças?

Para falar sobre os microrganismos com outras crianças, os participantes do projeto criaram, também, um livro de figurinhas cheio de informações sobre o assunto!

Quer também saber mais sobre o mundo dos microrganismos? Então maratone os vídeos do canal!