Os videogames marcaram, e marcam, gerações. Mas se engana quem pensa que esses equipamentos são restritos ao universo de crianças e adolescentes.

O perfil de quem gosta de tecnologia nada tem a ver com idade. Muitas empresas estão utilizando a gamificação para motivar seus empregados (saiba o que é aqui).

Na verdade, é raro encontrar alguém com menos de 40 anos que já não tenha jogado ou, pelo menos, acompanhado alguém jogar alguns dos videogames clássicos que fizeram história no Brasil e no mundo.

Mas e você? Já pensou em conhecer esses equipamentos que marcaram a história? E mais! Jogar neles?

Sim, isso é possível. Graças ao Museu do Videogame Itinerante. Primeiro no país, registrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do gênero.

Criado há cinco anos pelo jornalista e curador, Cleidson Lima, a atração estará na capital mineira entre os dias 14 e 29 de setembro no Minas Shopping, região Nordeste de Belo Horizonte. O evento, gratuito, trará mais de 300 consoles.

videogames museu mario

Imagem meramente ilustrativa. Foto: Pixabay.

Do velho ao novo

A exposição resgata quatro décadas de história da evolução dos videogames. E apresenta consoles e jogos raros como o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972.

Mas sabe o que é melhor nesse museu tecnológico? Além de conhecer essas relíquias os visitantes poderão jogar alguns desses videogames que fizeram parte da vida de muitos adultos.

Pensa que só os velhinhos têm vez nessa história? Claro que não! Além das raridades os visitantes também poderão jogar lançamentos da PlayStation, por meio de totens multimídia, pilotar supermáquinas para PS4 – com gráficos que fazem você acreditar que está em uma pista de verdade – e conferir a nova tecnologia de realidade virtual para o PlayStation 4.

Outra atração futurística que os visitantes poderão experimentar é o Switch, novo console da Nintendo que mistura o console e o portátil, e o mais recente lançamento da Microsoft: o XBOX ONE X.

Senta que lá vem história

O que dá para fazer com a televisão além de sintonizar canais? Nos dias de hoje essa pergunta parece boba, mas a 50 anos atrás foi o que motivou a criação do primeiro videogame doméstico (ligado a TV).

Confira como se deu esse e outros marcos da história do videogame na nossa linha do tempo.

linha do tempo dos videogames

 

Serviço

Museu do Videogame Itinerante

Data: 14 a 29 de setembro

Horário: 15h às 21h

Local: Minas Shopping – Avenida Cristiano Machado, 4.000, União, Belo Horizonte, Minas Gerais

Valor: gratuito

Informações aqui