A Biologia é uma ciência encantadora!

Ela se divide em três grandes áreas que contemplam grande diversidade de especialidades:

  1. Meio Ambiente e Biodiversidade;
  2. Biotecnologia e Produção;
  3. Saúde.

Profissionais biólogos celebram nesta terça, 3 de setembro, o dia nacional da profissão, que foi regulamentada pela Lei número 6.684 de 3 de setembro de 1979.

Clique aqui e veja a lista com as diversas áreas de atuação profissional para um biólogo.

Mas antes de ser uma profissão regulamentada, ela contou com a contribuição de inúmeros naturalistas e cientistas que ajudaram a construir as bases dos estudos que ainda hoje explicam a vida na Terra e outros fundamentos da Biologia.

Charles Darwin / Imagem via Wikimedia

Contribuições de Charles Darwin

Um dos cientistas mais célebres da história da humanidade, Charles Darwin, foi responsável por apresentar evidências sobre A Origem das Espécies.

Este é também o nome de seu famoso livro, que apresenta a Teoria da Evolução e redefiniu as bases da Ciência Moderna.

Naturalista britânico nascido no início do século XIX, Darwin dedicou sua vida a estudos que buscavam explicar o desenvolvimento de diferentes espécies ao longo do tempo.

Parte dos conhecimentos adquiridos por Darwin para a escrita do livro foram fruto de suas viagens pelo mundo a bordo do navio Beagle, da Marinha inglesa!

Ele percorreu, ao longo de mais de quatro anos, uma série de países – incluindo o Brasil! – para fazer observações sobre espécies animais e vegetais.

Percurso do navio Beagle entre os anos de 1831 e 1836. Reprodução / Wikimedia

Sobre a Teoria da Evolução

Darwin observou que a distribuição de seres vivos em diferentes localizações do mundo estava relacionada a adaptações específicas que cada espécie desenvolvia para sobreviver ao ambiente em que vivia.

Daí nasceu a ideia da seleção natural, que diz que os indivíduos mais aptos aos locais em que se encontram têm mais chances de sobreviver e gerar descendentes.

As viagens que Darwin realizou permitiram, portanto, que ele desenvolvesse duas ideias importantíssimas sobre a evolução que até hoje são base para os estudos dos biólogos:

  • a ideia da variabilidade das espécies;
  • a ideia de que as espécies atuais podem ter tido antepassados comuns.

Gostou? Quer ser biólogo?

Dá uma olhada nesse vídeo em que a Júlia Jaccout, A Matemaníaca, convida o biólogo Rafael Lomazi para falar da profissão e tire suas dúvidas: