Antes do Instagram e dos celulares, os cartões postais eram o mais popular meio de registro de uma viagem turística ou mesmo de fatos importantes ocorridos mundo afora.

Estas cartas/fotografia criadas para serem enviadas sem envelopes existem há mais de 150 anos.

O mais antigo cartão-postal de que se tem notícia foi enviado em 1840 pelo escritor londrino Theodore Hook para si mesmo. A imagem colorida à mão era uma caricatura do serviço postal. Foi  leiloado em março de 2002 por £31,750, mais de 122 mil reais.

Até sua descoberta, em 2001, discutia-se se os cartões-postais haviam sido inventados na Alemanha, Áustria ou nos Estados Unidos, por volta de 1860.

Selecionamos dez curiosidades sobre os postais para ampliar seus conhecimentos.

1. As primeiras propostas de postais foram consideradas uma ameaça à privacidade das pessoas, até então resguardadas pelos envelopes;

2. No dia de sua introdução na Alemanha, a 25 de junho de 1870, foram vendidos mais de 45 mil exemplares.

3. Só após 1885, passaram a ser permitidas fotos nos postais.

4. Em 1905, a parte de trás do cartão passou a ser dividida: o lado esquerdo foi reservado à mensagem e o direito, ao endereço do destinatário.

5. Os cartões-postais já eram extremamente populares na Guerra Franco-Prussiana em 1870-71, e os soldados enviaram cerca de 10 bilhões de cartões postais durante a Primeira Guerra Mundial – todos gratuitos.

6. Assim como compartilhamos nas mídias sociais hoje fotos de tragédias ou fatos que nos afetam, antigamente cartões-postais com imagens de acontecimentos dramáticos eram rapidamente impressos para serem enviados ao mundo. Este mostra uma “terrível catástrofe” ferroviária em Berlim em 26 de setembro de 1908, como diz o texto que o acompanha.

7. O cartão-postal só começou a ser utilizado no Brasil  cinco anos depois de aprovado pela União Postal Universal.

8. No início, só o Correio brasileiro podia imprimi-los. Depois de alguns anos, empresas particulares passaram a também editá-los, o que aumentou sua popularidade no país.

9. As pessoas gostavam de colecionar os postais, pois dificilmente conseguiriam acesso a imagens como aquelas de cidades distantes.

10. A moda hoje são os “Mídia cards”, modalidade de postal distribuída com anúncios, principalmente, nas capitais.