“Olha ali um miquinho!”

Quem nunca falou esta frase ao avistar um macaquinho em matas e florestas do Brasil?

Esses macaquinhos, geralmente, são saguis e diferentes espécies existem em território nacional.

Recentemente, uma nova espécie de sagui amazônico foi descoberta na natureza, e ganhou o nome de Sagui-dos-Munduruku (Mico munduruku).

O nome é uma homenagem aos índios Munduruku, da região sudoeste do estado do Pará, no Brasil.

Quem descobriu esses novos saguis foi uma equipe liderada pelo biólogo Rodrigo Costa Araújo, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), e também ligado à Universidade Federal do Amazonas (UFAM), de onde também são Izeni Pres Farias e Tomas Hrbeck, entre outros pesquisadores

Esse mico é novidade!

Embora os saguis da Mata Atlântica estejam entre os primatas mais bem estudados, os saguis amazônicos são bem menos conhecidos.

Segundo os pesquisadores, mesmo a diversidade e a distribuição de espécies ainda não foram devidamente estudadas.

Eles explicam que faltam dados de pesquisas de campo e materiais em coleções científicas que permitam a realização de pesquisas abrangentes.

Para tentar preencher esta lacuna, o grupo realizou 10 expedições entre os anos de 2015 e 2018, em áreas-chave no sul da Amazônia, onde pouca ou nenhuma informação sobre saguis estava disponível.

Lá, eles avistaram e registraram saguis com um padrão diferente de cor da pelagem e desconfiaram que poderia mesmo ser uma nova espécie – algo que se provou ser verdade ao final do estudo!

Repare no desenho ao lado, de autoria de Stephen Nash, o grande rabo branco do sagui dos Munduruku!

Clique aqui para ter acesso ao artigo completo.