Presente no imaginário das pessoas, o espaço sideral é um lugar de segredos e mistérios que a humanidade tenta, a muito tempo, desbravar. Porém essa busca só é possível por causa de uma máquina: o foguete.

Criado – assim como outras tecnologias – como armas de guerras, os foguetes são os veículos usados para viagens espaciais. Saiba, porém, que não só os americanos produzem essas ‘belezinhas’.

No Brasil existem os foguetes de sondagem. Da família Sonda e VS eles são utilizados para realizar experiências científicas.

Mas sabe o que é mais legal? Você pode montar uma réplica deles em casa!

A iniciativa lançada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) disponibiliza, de forma online e gratuita, diversas dobraduras de foguetes brasileiros. Além de contarem com um fácil passo a passo, a cartilhas trazem informações sobre como essas máquinas funcionam, quais são os seus tamanhos, o que fazem e muito mais. Acesse o material aqui.

Mão na massa

Ficou interessado? E se eu te disse que tem mais!

Batizado de AEB Escola o programa também disponibiliza em seu site revistinhas educativas. O Mão na massa é um exemplo. O livreto ensina várias experiências científicas para serem feitas na escola ou em casa, como criar foguetes e lançadores com materiais recicláveis.

mascote do programa espacial brasileiro

O Cosminho também ensina a garotada sobre as entidades científicas brasileiras. Foto: Reprodução.

Outro material educativo são as cartilhas Colorindo e aprendendo, que já tem cinco edições lançadas (amarela, verde, azul, laranja e roxa). A revistinha traz vários jogos e desenhos que ensinam sobre o espaço sideral, foguetes e astronautas. Tudo isso com a ajuda do Cosminho e Papaguete, os mascotes do Programa Espacial Brasileiro.

Já os adultos têm acesso a manuais e apostilas sobre astronomia, astronáutica, meteorologia, veículos espaciais, satélites, mudanças climáticas, etc.

Professores também podem!

O Programa AEB Escola foi criado em 2003 pela AEB. O objetivo é utilizar o fascínio sobre o espaço sideral para promover um aprendizado das ciências mais divertido.

O programa também busca despertar vocações e colaborar para a formação de pesquisadores, técnicos e empreendedores brasileiros para a área espacial.

Atenção professores! Dirigido às escolas de todo o Brasil, o AEB Escola auxilia os docentes na elaboração de metodologias para inserção de tais assuntos em sala de aula, por meio de cursos, palestras e oficinas. Saiba mais aqui!