Prateada ou amarelinha como um queijo, cheia ou magrinha como uma banana, a Lua é a musa soberana do nosso céu. O satélite natural da Terra sempre desperta um ar de mistério e magia.

Com tanta admiração não é surpresa que a chegada do homem a lua seja um marco para a humanidade. Conheça a mulher que tornou isso possível.

O acontecimento foi a 50 anos atrás. Quando no dia 20 de julho de 1969, as pessoas viam emocionadas pela primeira vez um homem pisar na Lua.

homem na lua

Pegada do astronauta na lua. Foto: Nasa

Este homem era Neil Armstrong, que foi acompanhado pelo seu companheiro Edwin “Buzz” Aldrin. O outro tripulante da Apolo 11, Michael Collins, continuou na nave a mantendo em órbita.

Os astronautas caminharam na superfície da Lua, na região batizada de Mar da Tranquilidade, por duas horas e 45 minutos.

“Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”, descreveu Armstrong.

A missão completa durou oito dias. Mas se engana quem pensa que o caminho para chegar até a lua foi fácil.

Dentro da atmosfera, bem longe do satélite, o momento era conturbado. Chamado de Guerra Fria o período era marcado por constantes tensões entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética (desfeita em 1991).

Para piorar a situação dos americanos a União Soviética já tinha alcançado a superfície da Lua dois anos antes. Por meio de uma nave não tripulada, a Luna 2.

Então era uma questão de honra para eles ter o primeiro homem a pisar em solo lunar.

Ao infinito e além

De lá para cá, muita coisa mudou e mais 12 astronautas pisaram na Lua. Todos americanos.

Mas os americanos querem mais! A Nasa divulgou que até 2024 pretendem enviar novos astronautas a lua. E mais! Eles querem ser os primeiros a levar uma mulher a lua.

O projeto é tão ambicioso que eles até lançaram um “trailer” para falar mais sobre essa iniciativa. O vídeo é narrado pelo ator William Shatner (o Capitão Kirk de “Star Trek“). Confira!

 Lua de cristal que me faz sonhar!

E no Brasil? Será que também há astronautas?

A resposta é sim! O primeiro brasileiro a ir para o espaço foi o tenente-coronel da Força Aérea Brasileira, Marcos Pontes. Atual Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) do Brasil.

Ele foi escolhido pela Agência Espacial Brasileira e Nasa para integrar a missão que aconteceu em 2006.

Gostou do assunto? Conheça na matéria da revista o projeto desenvolvido no Brasil que quer levar brasileiros para a lua.