Você já olhou para o céu e se perguntou por que ele é azul? Ou por que existem estrelas? Já quis saber como a febre acontece, por que soluçamos ou até mesmo por que dormimos?

A ciência é capaz de explicar todas essas perguntas e muitas outras. Mas só porque existiram e existem pessoas curiosas que sempre querem saber mais: os cientistas.

Para contar a história desses seres “bisbilhoteiros” a Academia Brasileira de Ciência (ABC) está produzindo a série de vídeos ‘Ciência Gera Desenvolvimento’.

O projeto, criado em 2017, construiu até o momento três vídeos.  Curtos e dinâmicos, as produções usam o desenho para contar a história dos cientistas brasileiros que mudaram o mundo.

A ideia é mostrar a importância da ciência para a sociedade e como ela realmente pode mudar o planeta. E o melhor, por meio de exemplos reais!

Insulina mineira

Entre os vídeos já produzidos pelo projeto há um representante de Minas Gerais. Marcos Luiz dos Mares Guia é o médico mineiro que desenvolveu o método para criar insulina humana.

Mas você sabe o que é insulina? Muito importante para o corpo ela é a responsável por, entre outras coisas, controlar a quantidade de glicose – uma das principais fontes de energia no sangue.

Porém, algumas pessoas não conseguem produzir muito bem este super-hormônio. E precisam aplicá-lo em seu corpo como um remédio.

Antigamente o hormônio usada no tratamento dessas pessoas, chamadas de diabéticas, era retirado de porcos e bois. Imagina! Mas graças ao pesquisador Mares Guia foi possível mudar isso.

Como? Confira no vídeo!

Gostou do tema? Também quer ser um cientista? Conheça também o projeto ‘ProfiCiência’.

Assim como os vídeos, este programa de divulgação científica é uma iniciativa da ABC. Nele, você tem acesso a entrevista com cientistas de diversas áreas que falam como é ser pesquisador. Além de textos que explicam o que é possível fazer em cada área.