Missão dada é missão cumprida. Estudantes de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vão colocar à prova, na próxima semana, os robôs que construíram durante o semestre na faculdade. Eles participam de uma competição de robôs autônomos com o tema limpeza urbana.

O desafio consiste em coletar e dar destino adequado aos rejeitos encontrados em nossas cidades. Manter a cidade limpa ajuda a reduzir pontos vulneráveis a enchentes, eliminar possíveis focos transmissores de doenças e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. Considerando isso, as equipes precisaram criar o melhor robô autônomo para a “faxina”.

Os robôs têm o objetivo de localizar todos os materiais descartados em lugares irregulares e levá-los até um local apropriado. Será preciso muita atenção, pois uma decisão errada pode colocar em risco toda a missão! Você poderá testemunhar essa competição divertida e tecnológica no dia 27 de junho, no campus Pampulha da UFMG.

Como vai funcionar o “ringue” de robôs

Os robôs serão colocados em um campo da competição, que simula uma área urbana para limpeza. Haverá restos de obras, lixos domiciliares e outros rejeitos espalhados pelo ambiente para que os robôs possam coletar. Os equipamentos precisam tem boa capacidade sensorial, controle de velocidade e orientação, além de fazer o “resgate” correto do lixo. Divertido demais, né? Será uma oportunidade para quem adora o universo dos robôs ver essas máquinas em ação:

Agenda: Competição Robôs na Limpeza Urbana

Data: 27 de junho, quinta-feira
Horário: 17h
Local: Auditório 2 do Instituto de Ciências Exatas (Icex) da UFMG, campus Pampulha.
A competição é aberta ao público, limitado à capacidade do espaço de 50 lugares.
Mais informações com o grupo responsável: https://www.verlab.dcc.ufmg.br/.