Já falamos aqui que a Terra é como um imã gigante e explicamos a ligação desse campo magnético com a aurora boreal. Mas você sabe como isso permite que uma bússola funcione?

Muito antiga e famosa no cinema, ela é essencial para os aventureiros de plantão. Mas diferente do artefato mágico do Capitão Jack Sparrow, da franquia Piratas do Caribe, as bússolas da vida real contam com uma ajudinha da ciência para guiar as pessoas ao seu desejo.

Acontece que esse GPS das antigas criado pelos chineses, assim como a terra, é magnético. A agulha que tem dentro dela funciona como um pequeno imã, com polo Norte e Sul.

Com isso o aparelho sofre a ação do campo magnético da terra. Que também tem os seus polos magnéticos.

Não entendeu ainda? Calma. É que na física quando aproximamos dois polos iguais eles se repelem, e os diferentes se atraem.

Ou seja ao entrar em contato com o campo magnético da Terra o polo Norte da agulha aponta para o Sul. Que coincidentemente é o polo Norte geográfico do planeta.

Já o polo Sul da bússola aponta para o Norte magnético terrestre. Que é o polo Sul geográfico do “grandão azul”.

como funciona a bússola

Imagem meramente ilustrativa. Foto: Pixabay.

Bússola na era digital

Mas, e as bússolas dos celulares? Bem, o processo é parecido, porém um pouco mais tecnológico.

Acontece que no lugar da agulha, os aparelhos têm um sistema de bobinas que detectam o maior campo magnético, que no nosso caso é o Norte.  E diz para onde se deve indicar.

Atenção! Como essas bobinas indicam o campo mais forte, quando se está próximo a aparelhos com imã (fones, monitores, tvs, etc.) há interferência.

Para calibrar o aparelho, basta fazer o movimento de um 8, o símbolo do infinito.

Uma bússola para chamar de minha

Gostou e quer ter uma bússola para chamar de sua? Para isso você vai precisar de:

  • Um imã
  • Uma agulha
  • Fita adesiva
  • Tesoura sem ponta
  • Vasilha pequena com água
  • Um pedaço de isopor

Comece cortando o pedaço de isopor em um círculo. Ele precisa ter cerca de 1 cm de altura.

Depois, esfregue uma das pontas da agulha na parte lateral do ímã, cerca de 20 vezes. Não se esqueça de passá-la sempre no mesmo sentido. Sem movimentos de ida e volta!

Agora você irá colar a agulha no disco de isopor. Para isso, use a fita adesiva. Depois é só colocar sua bússola na vasilha com água.

Teste sua invenção mexendo a agulha. Se estiver tudo certo, ela irá voltar para o mesmo lugar.