Nada mais lindo do que boas fotografias para nos inspirar a preservar o meio ambiente. Todo ano, a Academia de Ciências da Califórnia (EUA) escolhe as melhores imagens de natureza do mundo no concurso BigPicture Photography Competition. Grandes especialistas selecionam as competidoras e elegem vencedores em categorias como Vida Aquática, Arte da Natureza, Vida Selvagem Terrestre, entre outras. Cada foto, à sua maneira, nos emociona e motiva a proteger a diversidade da vida na Terra.

Selecionamos algumas vencedoras para contar uma breve história e dizer quem é o fotógrafo responsável:

1 –Grande Prêmio

Perdiz preta se exibindo:

O fotógrafo Audin Rikarden flagrou a exibição orgulha deste perdiz, conhecido também como galo-lira, na costa norte da Noruega. Rikarden foi em busca de imagens da natureza, em especial, de uma águia real que vive nas montanhas. Passou dias acampado na região e, mesmo não encontrando o animal que procurava, esbarrou com esta linda cena. Rikarden é norueguês, nascido em uma pequena comunidade de pescadores. É fascinado pela vida selvagem e fotografa desde 2009.

2- Categoria Vida Aquática

Iguana-marinha:

O fundo do oceano parece um lugar improvável para encontrar um lagarto. Mas nas Ilhas de Galápagos as iguanas-marinhas se aventuram nas ondas, principalmente, em busca de alimento. Com a falta de comida na costa vulcânica das ilhas, as iguanas vão para a água comer algas ricas em nutrientes. Os animais mergulham cerca de 25 metros de profundidade, segurando a respiração. Na foto, de Pier Mané, o flagrante é justamente de um desses mergulhos.  Ele é um fotógrafo subaquático, especializado em cenas do fundo do mar. Acredita na arte como ferramenta para conscientizar sobre a preservação de criaturas incríveis que residem em nossos oceanos.

3- Categoria Arte da Natureza

Nuvens de sal:

Nas planícies do noroeste da Argentina, a fotojornalista Chiara Salvadori encontrou uma cena verdadeiramente mágica. Ela registou a beleza do Salar de Antofalla, uma das maiores salinas do mundo. Na imagem, a paisagem é moldada pelas sombras de nuvens. No Salar, apenas as plantas e animais mais resistentes sobrevivem e, mesmo assim, parece um ambiente cheio de vida. Chiara Salvadori é italiana e gosta de documentar a essência de lugares distantes.

4- Categoria Paisagens Aquáticas e Flora

Dualidade:

Embora não seja o destino mais conhecido da Noruega, a Ilha de Senja está ficando cada vez mais popular. Uma montanha, em particular, é responsável por essa fama. Com 650 metros de altura, o pico mostrado na foto simboliza a  robustez da natureza na região. Este lindo ecossistema é ameaçado pelo interesse de indústrias, que desejam explorar o ambiente aquático para retirada de petróleo. A imagem é do fotógrafo francês Armand Sarlangue, apaixonado pelas artes visuais desde a infância.

5 – Categoria Vida Selvagem Terrestre

Curiosidade:

Capturar uma fotografia subaquática de um enorme urso pardo, enquanto pesca de salmão, pode parecer um feito impossível e perigoso. Mas com muita paciência, o fotógrafo da vida selvagem Mikhail Korostelev conseguiu fazer exatamente isso. O registro aconteceu no Santuário de Kamchatka do Sul, na Rússia. Os rios deste local abrigam os maiores salmões ao longo da costa do Pacífico. O fotógrafo mergulhou uma câmera operada remotamente via controle. O curioso urso parto encontrou a câmera no fundo do rio e começou a investigar. Enquanto isso, Korostelev disparou as lentes e fez esta foto de tirar o fôlego. Korostelev, que é um fotógrafo premiado, vive em Moscou.

6 –Categoria Humano/Natureza

O toque humano:

André Bauma, o zelador chefe do Senkwekwe Center para gorilas órfãos no Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, arrisca a vida diariamente pelos animais que vivem na região. Nas últimas décadas, mais de 170 guardas-florestais foram mortos no parque por rebeldes que invadem a reserva. Mesmo nesses momentos, Bauma nunca abandonou os gorilas. A linda imagem de carinho entre o humano/animal é do fotógrafo James Gifford, que já teve vários trabalhos sobre a vida selvagem africana publicados em revistas e livros.