Já reparou as formigas formando filas para carregar alimento ou para construir suas casas? É muito legal ver a sintonia desses bichinhos, que deixam uma grande lição de trabalho em grupo para nós. Mas, afinal como as formigas “farejam” o caminho certo ?

Cientistas já comprovaram que as formigas são surpreendentemente sofisticadas nas estratégias de navegação. Ao caminhar, deixam trilhas marcadas com uma substância química chamada feromônio, que indica o caminho certo para outras companheiras.

As formigas não têm narizes, então usam as antenas para pegar a trilha de feromônio, depois partem para a estrada com segurança. É como se elas sentissem o cheiro da substância, mas o nome científico dessa experiência é quimio-recepção, que permite que elas sigam trilhas retas, curvas e, até mesmo, ziguezagues.

Imagem ilustrativa. Foto: Pixabay

A ciência já sabe muito sobre as formigas, incluindo essa capacidade “farejar” o caminho certo, mas recentemente os pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, quiseram entender mais detalhadamente como as formigas “cheiram” ou experimentam o caminho marcado pelo feromônio.

Veja que experiência legal eles fizeram…

Experiência

Os cientistas marcaram trilhas das formigas com tinta e depois transferiram esses caminhos para desenhos em papéis. Registraram dezenas de horas de movimento de formigas. Os pesquisadores analisaram vídeos e experimentaram diferentes modelos computacionais do comportamento das formigas, um trabalho com tecnologia avançada.

Assim, descobriram que as formigas tinham várias estratégias para seguir o caminho. Os cientistas publicaram seus resultados da pesquisa em um importante jornal científico.

Resultados

As três principais estratégias das formigas são:

  • sondar os rastros com as antenas: elas movimentam as antenas de um lado para outro como um radar varrendo sinais;
  • explorar com movimentos lentos as possibilidades de caminhos: se nessa exploração de opções a formiga percebe que está no caminho errado, ajusta a rota imediatamente voltando para a trilha correta;
  • seguir a trilha com rapidez: quando encontram o rastro correto aceleram o passo mantendo uma das antenas bem próxima do entorno da linha de feromônio. Os cientistas até definiram que as formigas se comportavam como canhotas, deixando a antena esquerda trabalhar mais ou destras, ao usar mais a antena direita.

Por fim, os cientistas concluíram que as formigas se comportam de maneira individual, apesar da grande lição que deixam do trabalho em grupo. Algumas são mais persistentes que outras para encontrar e seguir o rastro correto. Para os pesquisadores, isso comprova ainda mais que elas são animais sofisticados em seus comportamentos.

Fontes das informações: Carpenter ants use diverse antennae sampling strategies to track odor trailsHow Ants Sniff Out the Right Path