O Dia da Amazônia foi comemorado em 5 de setembro.

Mesmo vivendo no Sudeste, longe desse nosso patrimônio natural, os mineiros podem e devem apoiar causas de proteção de um dos biomas mais ricos do mundo!

Árvores suntuosas, matas que transbordam o espaço de verde, rios que transportam, sem igual, a vida. E muito mais. Mais mistérios, mais riquezas, mais desafios, mais possibilidades para o futuro. Por isso, a Amazônia, e em especial, a nossa Amazônia – a Amazônia Brasileira – merece nosso carinho, nossa atenção e nosso cuidado, muito cuidado. Neste site, um pouco do valor, do mistério e da beleza amazônica é apresentado. E talvez você se convença, se ainda não o está, de que esse enorme território de nosso país é mais que uma parte do todo: é um patrimônio inalienável.

O texto acima apresenta o Projeto Amazônia, idealizado por um apaixonado pelo tema, o professor José Marcos Andrade Figueiredo, do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (DF/UFMG).

Há algum tempo, ele se uniu a ex-alunos da disciplina de Fundamentos de Mecânica, trouxe novos apoiadores e construiu um projeto de apoio à preservação da Amazônia Brasileira que agora está disponível para o público, gratuitamente, no endereço www.icex.ufmg.br/projetoamazonia.

Equipe do Projeto Amazônia em viagem de campo. Foto: Reprodução / Site

Equipe do Projeto Amazônia em viagem de campo. Foto: Reprodução / Site

O projeto conta com a participação de cinco alunas do curso de Engenharia Ambiental, que formam a Equipe de Conteúdo: Ana Carolina Pires Pereira, Débora Adriane Leão, Marina Marcela de Paula Kolanski, Mariane Stefany Resende Menezes e Taís Fonte Boa de Campos Maia.

Junto a elas, a estudante Haiany Christine Abreu, graduanda em Engenharia de Controle e Automação, formada em Belas Artes, também compõe a equipe.

O projeto contou com apoio da diretoria do Instituto de Ciências Exatas da UFMG (ICEx), que autorizou a hospedagem do material no site, financiou parcialmente uma viagem da equipe a Manaus e facilitou contatos com as autoridades locais ligadas à preservação e fiscalização da floresta.

Fotogaleria disponível no site do Projeto Amazônia

Fotogaleria disponível no site do Projeto Amazônia

O que você vai encontrar no site?

Vitória Régia, a personagem do projeto.

Vitória Régia, a personagem do projeto.

O site reúne galeria de fotos, informações gerais sobre a Amazônia, dados sobre a biodiversidade e sobre as principais ameaças à região.

O material foi obtido pela equipe em jornais, na internet e em revistas científicas. Mas o grupo também obteve preciosas experiências e informações no contato direto com autoridades em Manaus, com cidadãos Manauaras e em excursões à floresta e aos rios Negro e Solimões.

“Foi uma maravilhosa experiência de equipe com grande enriquecimento humano e da nossa consciência sobre a importância do patrimônio amazônico. O nosso amor à floresta, e a consciência da riqueza humana e cultural dos moradores de toda a região agigantou-se após nossa extraordinária visita ao Estado do Amazonas”.

Clique aqui e navegue pelo site!

Conheça a Amazônia e participe da luta pela preservação da Amazônia brasileira!