Um dia luminoso” conta a história de Jéssica, uma menina curiosa que adora ciência. Ela vai levar os leitores para uma história de descobertas, onde a luz e a natureza são os principais personagens.

Fotossíntese, bioluminescência, arco-íris e eletricidade são alguns dos temas abordados no livro, que é indicado para crianças entre 6 e 13 anos.

O livro tem projeto dinâmico com tecnologia QR code. Com um aplicativo de celular ou tablet que faz a leitura do código, você pode ter acesso a arquivos de música, poesias, animações e textos científicos que complementam as explicações da história.

Conheça os autores

  • Adlane Vilas-Boas veio para Minas Gerais, ainda pequena, com seus pais. A curiosidade sobre a vida e o funcionamento das coisas fez com que se tornasse cientista.
  • Fabrício Fidélis é professor de artes para crianças e gosta muito de pintar, escrever poesias e ler.
  • Bruno Assis Fonseca cresceu em Portugal, rodeado por softwares gráficos, píxeis e mesas digitalizadoras. Hoje, acha muito mais graça nas tintas e nos pincéis devido à sua fluidez e imprevisibilidade.

“Um dia luminoso” foi escrito por Adlane Vilas-Boas e Fabrício Fidélis, com ilustrações de Bruno Assis Fonseca. O lançamento ocorreu no último sábado, 19 de maio, no Espaço do Conhecimento UFMG.

Os autores no dia do lançamento. Reprodução / Facebook.

Os autores no dia do lançamento. Reprodução / Facebook.

Segundo Adlane Vilas-Boas, o objetivo do livro é despertar na criança o interesse pela ciência e oferecer ferramentas tecnológicas acessíveis para que o processo de aprendizagem seja mais divertido.

O projeto começou em 2015, quando a professora ganhou um concurso, patrocinado pelo CNPq e pelo Instituto Tim, para a criação de um livro infantil com o tema “luz”.

Com a ajuda do educador Fabrício Fidélis, Vilas-Boas iniciou uma pesquisa na rede pública de ensino de Belo Horizonte para descobrir como as crianças viam a ciência.

A personagem Jéssica foi sendo construída pelos educadores e depois ganhou cor nas mãos do artista Bruno Assis Fonseca.

“O livro se passa em uma vila na periferia e me inspirei na Vila Acaba Mundo e no Aglomerado da Serra”, explica o ilustrador. Foi observando as cores incertas das ruas das vilas que Bruno escolheu as técnicas de nanquim e aquarela e a forma assimétrica do cabelo da menina Jéssica.

Essa identidade visual provocou uma simpatia imediata nos alunos de Fabrício Fidélis, que acompanharam o trabalho de perto, ajudando os criadores a levarem a história para a realidade deles.

Ficha técnica:

Um dia luminoso 

Autores: Adlane Vilas-Boas e Fabrício Fidélis (Criação); Bruno Assis Fonseca (Ilustração)

Editora: UFMG / Selo Estraladabão

Dados editoriais: 2018, 32 páginas

ISBN: 978-85-53128-07-5

Preço: R$22,00