Você já teve curiosidade para saber qual o menor sapo que existe no Brasil? Já imaginou um macaco do tamanho de uma escova de dente? E que tal um tamanduá que cabe na palma da mão?

Os menores bichos do Brasil” é um livro voltado para crianças que apresenta esses mini-bichos da fauna brasileira. Escrito pela jornalista Mara Figueira, recebeu revisão técnica dos cientistas Jacques Delabie, Flavia Miranda, Henrique Caldeira Costa, Marcos Tortato e Thais Condez. Isso significa que as informações escritas no livro são confiáveis e foram confirmadas por esses experientes pesquisadores.

Observe o tamanho desse sapinho comparado com a moeda de R$1!

Observe o tamanho desse sapinho comparado com a moeda de R$1! Foto: Thais Condez / Reprodução

Por serem tão pequenos e, muitas vezes, habitarem regiões de difícil acesso, esses bichos não são facilmente encontrados.

Esse mini-tamanduá não é muito foto? Foto: Flavia Miranda / Reprodução

Esse mini-tamanduá não é muito foto? Foto: Flavia Miranda / Reprodução

Quem estuda esses animais e aprende como encontrá-los são os zoólogos: profissionais que buscam entender o que os menores animais do Brasil comem, onde vivem, como se reproduzem, se estão ameaçados de extinção.

Esse pequeno macaco é o sagui-leãozinho! Foto: Gabriela Cabral Rezende

Esse pequeno macaco é o sagui-leãozinho! Foto: Gabriela Cabral Rezende / Reprodução

Quer saber mais sobre o livro?

Todas as informações sobre esses pequenos bichos estão disponíveis no site do livro. Em breve ele deve chegar às livrarias mas, por enquanto, pode ser acessado gratuitamente, em capítulos, pela internet.