Azul era a cor da faixa que identificava os surdos perseguidos pelo regime nazista durante a 2ª Guerra Mundial. Atualmente, a cor é símbolo de representação e resistência na comunidade surda!

Como parte da programação do Setembro Azul, a Fachada Digital do Espaço do Conhecimento, que fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, vai ganhar a cor do movimento.

Essa ação vai celebrar o Dia Nacional do Surdo, que é hoje, 26 de setembro! Então, se você estiver por Belo Horizonte não deixe de passar por lá entre 18h e 22h e celebre também o Dia Nacional do Surdo!

Reprodução / http://blog.handtalk.me/

Reprodução / http://blog.handtalk.me/

Acessibilidade e inclusão

Setembro é um mês importante para o fortalecimento da acessibilidade, já que hoje, dia 26, é comemorado o Dia Nacional do Surdo. As conquistas e os obstáculos enfrentados por pessoas com deficiência são abordados pela Comunidade Surda Brasileira, que, anualmente, desenvolve a ação Setembro Azul.

O Setembro Azul foi definido como o mês do surdo por ser repleto de datas significativas para a comunidade. No Brasil, definiu-se, por lei em 2008, o dia 26 de Setembro como Dia Nacional do Surdo. Nesta data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil, o atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos, no Rio de Janeiro.

A história dos surdos em quadrinhos

Hoje, o Espaço do Conhecimento também lança uma exposição que conta a história dos surdos em Minas Gerais a partir de desenhos em quadrinhos. A mostra é fruto de uma oficina realizada pelo cartunista Lucas Ramon com estudantes da Escola Estadual Francisco Sales, voltada para o atendimento a alunos com deficiência da fala e audição.

No lançamento da exposição, Lucas vai falar sobre seu livro Três Patetas Surdos, obra que o ajudou na transformação de sua limitação física em uma ferramenta de luta pela inserção social.

cartoon_libras

Com informações da Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG.

Para mais informações, entre em contato:

(31) 3409-8352 / 97142-3287  / espacoufmg.comunicacao@gmail.com.