Hoje é Dia da Amazônia, por isso vamos aproveitar para reforçar a importância da proteção desse bem natural tão valioso para o Brasil. Conhecer é o caminho para preservar, conforme mostramos há alguns meses aqui no Minas Faz Ciência Infantil.  Uma boa ideia para aprender de forma leve e divertida é usar jogos didáticos.

A equipe de Educação Ambiental com apoio dos Programas de Manejo Florestal Comunitário e o de Manejo de Agroecossitemas, do Instituto Mamirauá, preparou uma série de jogos especiais, que levam conhecimento sobre a região amazônica, fauna e flora, a importância da conservação. Todos estão disponíveis para download.

É para estudar brincando e brincar aprendendo a preservar! Confira:

memoria-31 – Jogo da memória – Interações entre animais e a floresta

A gente já sabe que os animais são importantes para a floresta e vice versa! Nesse jogo da memória você aprende sobre a maneira como os animais espalham sementes pela natureza. Sem querer querendo eles contribuem para o nascimento de novas plantas!

memoria-12 – Jogo da memória – Fauna e flora das Reservas Mamirauá e Amanã

É hora de conhecer e memorizar nomes populares e científicos de animais encontrados nas reservas Mamirauá e Amanã. Nesse jogo você testa se é fera em guardar o nome dos bichinhos.

quebra-caneca3 – Quebra-cabeça

O desafio é arrumar as pecinhas do quebra-cabeças. Cada pedaço mostra diferentes formas de uso do solo na Amazônia.

4 – Trilha ecológica

É um jogo de tabuleiro que aborda o cuidado com o meio ambiente, informações sobre a água e as florestas. Você poderá aprender sobre produtos florestais madereiros enquanto segue seu caminho ecológico. Vá respondendo às charadas, mas atenção! Qualquer resposta errada pode fazer você se perder na trilha!

sete-erros5 – Sete erros

O jogo dos sete erros você deve conhecer! Este aqui traz ilustrações de atitudes positivas e negativas relacionadas ao meio ambiente. E ai, sabe identificar quais são atitudes erradas?

HORA DO DESCANSO!

Como ninguém é de ferro, vamos dar uma dica também para a hora do descanso. É claro que o tema continua sendo Amazônia, mas desta vez você pode sentar, pegar a pipoca e curtir de pernas para o ar!

Filme: Amazônia 3D

O macaco Castanha conta sua própria história no filme. Ele é criado em cativeiro, mas acontece um acidente e o animal vai parar na Floresta Amazônica, onde vive um monte de aventuras.