Já ouviu falar em Universidade das Crianças? É um projeto muito legal, que busca aproximar as crianças das universidades, por meio de oficinas, encontros, produção de animações e áudio. Tudo para esclarecer as dúvidas de quem está começando a compreender o mundo e a ciência.

Em Belo Horizonte, a Universidade é um projeto da Universidade Federal e funciona desde 2006. Nestes mais de dez anos, muita coisa aconteceu. Eles ganharam vários prêmios, produziram livros e diversas animações interessantes.

Quer ver algumas perguntas respondidas por este grupo de professores e alunos? (Clique nos links para saber as repostas!)

O grupo responsável pelo projeto é formado por artistas e cientistas, professores e alunos de pós-graduação e de diversos cursos de graduação UFMG.

Agora, a Universidade das Crianças cresceu e está presente também na Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina, e na Universidade Federal de Ouro Preto. Juntas, estas universidades formaram a Rede Mineira das Universidades das Crianças.

Na página do Facebook do projeto é possível conhecer um pouco mais sobre as pessoas que fazem a Universidade das Crianças e acompanhar como são feitas as animações.

Todo mês também é publicado o perfil do “animal do mês”. Em junho, o escolhido foi o pato-mergulhão.

Outra promoção legal da Universidade é o Laboratório de Desenho e Arte, que acontece no Espaço do conhecimento da UFMG, na Praça da Liberdade.

Nós selecionamos para você, dois dos vídeos de maior sucesso já produzidos pelo projeto.

 

Para acessar outros vídeos, entre na página da Universidade das Crianças.

Para falar com eles, clique aqui.