Até o dia 25 de Junho, o BH Shopping estará apresentando a exposição Arte Mágica em 3D. São cinco desenhos que misturam ilusão de óptica, anamorphism (3D), pintura, hiper-realismo e tecnologia.

As obras foram produzidas pelo artista colombiano Raul Aldana, com a colaboração de colegas da República Checa, acostumados a pintar as calçadas de cidades europeias.

Os desenhos expostos são “Mordida de Tubarão”, “A Última Ponte”, “Voo de Dragão”, “Cachoeira Musical” e “Queda Livre”.

A última ponte

A última ponte

 

Queda Livre

Queda Livre

COMO FUNCIONA?

As ilusões de óptica ou ótica são divertidas de ver e interessantes para aprender também. Algumas delas irão deixá-lo/a espantado/a, imaginando como  funcionam e por que seu cérebro diz que você está vendo algo diferente do que os seus olhos enxergam.

Acontece que o mecanismo que faz você enxergar é formado por um sistema composto, basicamente, pelo olho, que funciona como uma câmera perfeita, e pelo cérebro, que interpreta o que o olho registra. Na interpretação que o cérebro faz de algo está a ilusão. Isso não quer dizer que nosso cérebro esteja errado, mas ele pode, digamos, ser enganado.

Segundo o professor Aba Cohen, do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais, a UFMG, o cérebro pode preencher alguma imagem com algo que já conhecemos, para fazer sentido, mas, às vezes, não é o que nosso olho registrou.

Desse modo, surge a ilusão de óptica! Para ficar mais claro, veja estes exemplos!

Foto: Afterimage
Categoria da imagem:
ilusões
Descrição da foto: a imagem é um exemplo de um tipo de ilusão de ótica que continua a aparecer na visão mesmo depois você parar de olhar pra ela. Experimente!

afterimage

Nome da foto: Duck & Rabbit Illusion
Categoria da imagem:
Ilusões
Descrição da foto: esta famosa ilusão parece ser tanto um pato quanto um coelho, dependendo de como olhamos para ela. Você consegue ver os dois?

duckrabbitillusion

Nome da foto: Varanda Fachada 
Categoria da imagem:
Ilusão 
Descrição da foto: esta foto mostra uma ilusão de fachada de varanda. O homem a mulher parecem estar de pé na varanda quando na verdade eles são apenas desenhados na parede do prédio.

balconyfacadeillusion

Quer saber mais? Leia a reportagem que publicamos na última edição da revista Minas Faz Ciência.