Que tal aproveitar um passeio à histórica Ouro Preto e ainda observar o céu?

A partir de 3 de junho, quem for à cidade de Aleijadinho pode curtir a reabertura do Observatório Astronômico do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas.

O horário é das 20h às 22h para visitas individuais. As visitas em grupos estão programada para recomeçar no dia 7 de junho, das 19h às 22h.

Para agendar um passeio com sua escola ou grupo de amigos, envie um e-mail para museu@ufop.br. Também dá para agendar visitas pelos telefones (31) 3559-3118 e 3559-1597, nos horários de funcionamento do Museu.

Observatório Astronômico e Histórico

O Observatório faz parte do Museu de Ciência e Técnica, situado no antigo prédio da Escola de Minas, na praça Tiradentes.

O acervo conta com o telescópio refrator Gustav Heydeum dos mais antigos do Brasil em uso, com mais de cem anos! 

Lá também está o refrator MAILHAT, do final do século XIX, um dos mais antigos de Minas Gerais.

Acervo do setor de Astronomia começou a ser construído em 1926

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Observatório Astronômico da Escola de Minas foi criado para auxiliar na disciplina de Astronomia e Geodésia. Essa matéria deixou de ser ensinada na década de 1970.

Se não servia mais para o ensino, o acervo passou a ser aberto à visitação de escolas, turistas e da comunidade que mora por lá.

Passear pelo Museu é como fazer uma viagem no tempo. Dá para descobrir como as pessoas estudavam o céu e os fenômenos naturais nas décadas passadas.

Em 1982, com a passagem do cometa Halley, as visitas começaram a aumentar. Em 1992, foi criada a Sociedade de Estudos Astronômicos de Ouro Preto (Seaop).

Desde então, as pessoas ligadas à Sociedade passaram a desenvolver projetos voltados para a comunidade, como o Astronomia vai às escolas e o Astronomia na comunidade, aproximando o mundo dos astrônomos das outras pessoas, como eu e você! 😉

Via.