Obra de Adolphe Bouguereau (1825-1905)

Obra de Adolphe Bouguereau (1825-1905)

Dia 13 de abril é o Dia Mundial do Beijo.

A filematologia é a ciência que estuda o beijo, um comportamento aprendido e moldado pela cultura e pela nossa experiência pessoal.

Nem sempre o beijo é sinônimo de amor romântico!

Pesquisadores que estudam o comportamento humano concluíram que nem todas as pessoas do planeta costumam se beijar para demonstrar carinho. Isso acontece porque o beijo é um fenômeno cultural e varia de acordo com a região e os costumes locais.

Tipos de beijos

No Ocidente, o beijo é culturalmente considerado um sinal de afeto. Entre amigos, é muito comum que o beijo seja usado para cumprimentar ou dar tchau.

No Brasil, temos variadas formas de fazer isso: no Rio de Janeiro, é comum dar dois beijinhos. Em Minas Gerais, geralmente é um beijo só. Tem gente que gosta de beijar e abraçar, tem gente que diz que três beijinhos “é pra casar”.

O beijo nos lábios é um símbolo de afeição romântica. Mas em países orientais, como o Japão, beijar é um ato tão íntimo que as pessoas geralmente não se beijam em público.

De acordo com o psiquiatra Neel Burton, alguns tipos de animais têm comportamentos que lembram o beijo dos humanos. Um exemplo são os macacos bonobo, que também costumam trocar beijos entre si.

Bonobo apes, primates unique to Congo and humankind's closest relative, groom one another at a sanctuary just outside the capital Kinshasa, October 31, 2006. REUTERS/Finbarr O'Reilly

Macacos Bonobo, da região do Congo, na África, são muito beijoqueiros! Foto: Reprodução REUTERS/Finbarr O’Reilly

Untitled designVários jeitos de cumprimentar

No mundo inteiro, as pessoas também se cumprimentam de maneiras muito diferentes.

Nosso leitor Eduardo até deixou um comentário falando a respeito: “nos países citados, há diferenças entre o cumprimento entre pessoas que mantêm uma relação de amizade e outras que têm apenas contato profissional”.

Na Alemanha, nem sempre há contato físico. Mas os jovens ainda dão abraços ou apertos de mão.

Na Áustria, as mulheres se cumprimentam com dois beijos e os homens também, mas um aperto de mão pode servir.

Os búlgaros, como os brasileiros, também dão dois beijinhos. Na Espanha, as meninas se cumprimentam com beijos e abraços.

Nos Estados Unidos, as pessoas se cumprimentam com um carinhoso abraço, ou um aperto de mão divertido – no estilo “toca aqui“, que eles chamam de high five.

Na França, dependendo da região, as pessoas se beijam uma, duas, três ou até quatro vezes!

Já os holandeses se cumprimentam com beijos entre familiares, mas não entre desconhecidos.

Na Itália, o cumprimento na família e entre amigos também é com dois beijos, da direita para esquerda – não vá confundir!

Na dúvida, dê um largo sorriso! =)

Um beijo para você!

Via.