pnHo! Ho! Ho!

O dia de Natal se aproxima e a criançada espera ansiosamente pela chegada do “bom velhinho”. Para entrar no clima natalino, nós decidimos fazer um post especial para responder algumas das perguntas sobre esse senhorzinho que não sai da cabeça das crianças no mês de Dezembro.

*nesse post respeitamos a crença no Papai Noel e não descontruimos sua imagem.

*************

1 – Onde mora o Papai Noel?

poloDe acordo com a história que é contada para as crianças aqui no Brasil, e em outros países de tradição ocidental, o Papai Noel vive em uma bela casa de madeira no Pólo Norte.

O Pólo Norte é a pontinha superior da Terra, aquela que fica no extremo norte do nosso planeta. Nós não podemos afirmar porque ele escolheu morar lá, talvez para ficar isolado das pessoas, construindo seus brinquedos junto com os duendes que o ajudam. Lá no Pólo Norte não moram muitas pessoas em função das baixas temperaturas. No inverno, essas regiões de clima subpolar chegam a apresentar temperaturas de -15ºC. E isso é muito, muito frio.

Algumas pessoas podem se perguntar o porquê, então, de ele não morar no Pólo Sul onde também é frio e não mora ninguém. Lá no continente Antártico faz tanto frio que apenas alguns pesquisadores moram durante o tempo necessário para fazerem suas pesquisas e depois voltam pra casa. No verão, a temperatura é de -10ºC e no inverno chega a fazer -40ºC! Foi na Antártica que pesquisadores registram a temperatura mais baixa do planeta: -93ºC, em agosto de 2010. Graças à temperatura e aos baixos índices de chuva na região, o continente também é conhecido como “Deserto Polar”. Nada convidativo para construir uma casinha, não é?

2 – Por que ele é levado por renas?

Por que o Papai Noel é levado por renas e não por pinguins, por exemplo? 296hq8nPorque junto às galinhas, aos avestruzes e a outras dezenas de espécies, os pinguins são aves que não voam.

Ora! Mas as renas também não voam, não é mesmo?

Sim, as renas também não voam, mas são animais característicos das regiões árticas, no hemisfério Norte. São da família de cervos (Cervidae) à qual também pertencem os alces, os veados e as corças. Eles são animais de grande porte característicos das regiões do norte do Canadá, Alaska, Rússia, Escandinávia e Islândia. São herbívoros que se diferem dos outros ruminantes (como as vacas, girafas e camelos) por terem galhadas ao invés de cornos (chifres).

Já os pinguins são aves que vivem ao Sul do planeta, especialmente na Antártida e ilhas dos mares austrais. Apesar da maior diversidade de pinguins encontrar-se nas regiões polares, há algumas espécies que habitam nos trópicos como o pinguim-das-galápagos. Apesar de serem grandes nadadores, podendo chegar a até 40km/h embaixo d’água, demoraria muito tempo para buscarem o Papai Noel: a distância entre os pólos da Terra é de quase 20 mil quilômetros!

3 – Por que ele entra pela chaminé?

As chaminés são espécies de tubos construídos para liberar a fumaça gerada pelo fogo. Nas casas localizadas em cidades com invernos rigorosos, os moradores costumam aquecer os ambientes com lareiras aproveitando o calor liberado pela queima do carvão ou de madeira.

Esse processo é chamado pela ciência de combustão, nome dado a uma reação química exotérmica (que libera calor) entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente).fond_ecran_pere_noel_02

No caso das lareiras, o gás usado para a reação química é o oxigênio (O2) que está presente no ar. A substância depende do que está sendo queimado: papel, madeira, carvão, plástico…

A partir da reação de combustão são formados diversos produtos: como gases e fuligem, por exemplo. No caso dos materiais queimados nas lareiras e fogões a lenha, a combustão sempre libera gás carbônico (CO2) que é tóxico. 

Para respirarmos nós também usamos o oxigênio, e também liberamos CO2 no processo. Se o ar contém muito CO2 e pouco O2, nós não conseguimos respirar. Por isso que o ar que sai do fogo precisa ser liberado: para não deixar o ambiente com tanta concentração de gás carbônico. Por isso as chaminés são construídas, para direcionar o ar carregado de CO2 e fuligem (restos da queima) para fora do cômodo e não atrapalhar as pessoas a respirarem normalmente.

Como a história do Papai Noel começou a ser difundida nos países ocidentais da região norte, onde as casas têm chaminés e lareiras, a estrutura foi incorporada a ela. Porém, o velhinho não tem preferência e aceita entrar por vários lugares para deixar seus presentes: chaminés, portas, janelas, porões…

5231424d18666-image

Basta haver uma frestinha aberta que ele logo aproveita para entrar de mansinho, sem acordar os moradores. Quando a casa está bem fechada e o Papai Noel não consegue entrar na sala, ele deixa os presentes no quintal ou no telhado mesmo.

4 – Por que ele anda de trenó?

O trenó é o principal meio de transporte de países frios durante o inverno, quando as estradas ficam cheias de neve. O seu nome vem da palavra francesa traîneau, que quer dizer tobogã em português.

Trata-se de um veículo sem rodas que desliza sobre o gelo, ou sobre a neve, graças ao baixo atrito causado por suas estreitas e longas tiras de madeira ou metal. Os trenós podem ser puxados por pessoas, por motores ou por animais, como renas e cachorros.

*************

Essas foram as nossas respostas pra vocês! Nós, da Equipe da Minas Faz Ciência, desejamos que tenham um Feliz Natal e que o Papai Noel lhes traga muitas alegrias de presente! Ho! Ho! Ho!

Saiba mais sobre a História do Papai Noel nesses links que separamos pra vocês.